Quando suspeitar de diabetes?

Diabetes, doença que afeta muitas pessoas podendo ser predisposta por história familiar ou não. Quando falamos em Diabetes tipo 2, estamos frente a uma doença de influência genética dependente dos hábitos de vida.
Apesar de ser crônica, é possível controla-la e levar uma vida normal.
⠀Os principais sintomas de Diabetes descompensada são:
Sede excessiva: Apesar de tomar diversos copos de água por dia a necessidade de ingerir líquidos não cessa e está interligada ao próximo sintoma.
Muita vontade de urinar: Isso ocorre porque os rins não conseguem reabsorver toda a glicose filtrada, que é eliminada junto a uma grande quantidade de água. A urina é límpida e clara, devido às altas quantidades de água que são ingeridas ao longo do dia.
Aumento da fome: Com a doença costuma-se sentir fome diversas vezes ao dia, parece insaciável. Esse sintoma é consequência da baixa quantidade de glicose que consegue ser absorvida e utilizada pelas células, que enviam mensagens de que o corpo precisa de mais fonte de energia.
Perda de peso: Mesmo comendo muito, apresenta-se um emagrecimento contínuo e inexplicável. Mais comum da diabetes tipo I, esse sintoma é resultado da queima de gordura e massa muscular para obtenção de energia, pois as células não conseguem utilizar a glicose.⠀

O diagnóstico e tratamento precoce evitam a progressão para as complicações do diabetes.
Cuide-se, previna-se. Alimentação saudável e atividade física fará toda a diferença.

Dr. Bruno Fraga de Castro
Endocrinologia e Metabologia
CRM-MT 10569 / RQE 5386

Categoria:

Endocrinologia

Posts Relacionados

Informações